Segundo reza a lenda, um Rei mouro terá escondido dentro de um penedo a sua filha, junto com o seu tesouro. Na ausência do Rei e na eminência de ser assaltada, a Princesa terá pedido a um feiticeiro para a encantar e transformar numa serpente com cabeça de mulher (Moura Encantada) para assim defender-se melhor a si e ao tesouro.
O Rei ao regressar encontrou no lugar da filha uma serpente, e terá perguntado ao feiticeiro o que aconteceu, o feiticeiro que queria casar com ela disse-lhe que só ele a sabia desencantar. O Rei, furioso, não acreditou, mandou matar o feiticeiro e nunca mais conseguiu desencantar a filha e recuperar o tesouro.
Segundo a lenda, para desencantar a Princesa e ficar com o tesouro o candidato tem que ler o livro de S. Cipriano todo, sem medo e sem se rir. Se fizer isso o penedo irá abrir-se e a Moura aparecerá, sendo necessário picá-la, fazendo sangue, mas sem a matar, caso contrário o penedo volta a fechar e a pessoa transforma-se em serpente.
© 2025 Junta de Freguesia de Pousa. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies